terça-feira, 2 de junho de 2015

O mundo de Sofia - Jostein Gaarder

Eu lembro que estava na quinta série do ensino fundamental quando a minha professora de Filosofia fazia menção a esse livro, mas eu só fui realmente me interessar por filosofia bem mais velha. Depois disso eu fiquei atrás desse livro por algum tempo até ganhá-lo de presente de aniversário de 16 anos de uma tia muito querida.

O mundo de Sofia é daquelas obras em que o enredo é o menos importante. Chega a ser enfadonho, pelo menos para mim. A história gira em torno de Sofia Amundsen, uma garota prestes a fazer 15 anos que começa a receber bilhetes anônimos com questões filosóficas, tais como "quem é você", "de onde vem o mundo que conhecemos"...

Enquanto Sofia reflete sobre essas questões, o leitor é apresentado ao fantástico mundo da filosofia. O livro é um ótimo resumo da história da filosofia, e apresenta-nos dos pré-socráticos à Freud. Para quem se interessa por temas como esses
é uma obra excepcional.

Voltando ao enredo, Sofia demora tanto para encontrar pistas sobre a identidade do seu correspondente, demora tanto para encontrar seu "professor de filosofia"... a trama vai acontecendo de maneira tão lenta que o leitor vai perdendo o interesse, ao menos eu sou assim. Ou seja, quem não se interessa por filosofia não vai chegar até o fim do livro apenas motivado pelo enredo.

O desfecho final tem uma ótima premissa, ao menos eu nunca li outro livro que tivesse um final parecido, mas o desenrolar lento do enredo produz um leitor tão desinteressado que quando esse desfecho chega, o leitor já não se importa mais.

Em resumo, para quem se interessa por filosofia: é um livro excelente. Muito didático e abrangente.

Para quem não se interessa: nem tente.


E por hoje é só, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário