segunda-feira, 22 de junho de 2015

A Metamorfose - Franz Kafka

"A metamorfose" é um daqueles livros que te deixa sem palavras... literalmente. Minha vontade era de ficar deitada, quieta, extasiada, apenas refletindo sobre esse livro de tão poucas páginas!

A edição que tenho é aquela da Editora Abril que já comentei antes. Aviso que a partir desse ponto serei um tanto "spoilerenta", não tem como não ser...




O livro retrata a história de Gregor Samsa, que acorda um dia, depois de um sono agitado, transformado numa enorme barata. É engraçado como Gregor não reflete e não se assusta sobre como ele se transformou num inseto; suas preocupações são apenas práticas - como se levantar da cama, como ir trabalhar...


A família de Gregor também não reflete sobre isso, apenas se preocupa em como será o sustento da casa - já que era Gregor, com seu trabalho de caixeiro-viajante, que fazia isso. Com o passar do tempo, todos arrumam emprego e também passam a alugar quartos do apartamento. Nesse momento eu me perguntei - Por que nunca fizeram isso antes? Por que o pai, que se dizia velho demais para trabalhar, num instante mudou de atitude e se transformou num senhor cheio de vigor e orgulhoso do seu emprego no banco? Era muito fácil deixar tudo nas costas do Gregor.


É uma leitura cruel, que te deixa sufocado de tantos sentimentos. A família passa a desprezar Gregor, a trancá-lo no quarto escuro... não se preocupam nem com a alimentação ( a irmã inicialmente limpava o quarto todos os dias e deixava alguma comida pra Gregor, mas logo se cansa disso e o deixa à mercê da poeira e da fome). O pior, é que Gregor entende tudo o que eles falam e passa a se sentir melancólico depois de tantas agressões verbais e físicas por causa de sua aparência. O pai simplesmente o deixa aleijado depois de jogar uma maçã enorme nas costas de Gregor e lá ela fica cravada até o fim.


Depois de tanto desprezo, tanta fome, tanta dor ( física e moral) Gregor acaba falecendo e as únicas palavras do pai são: "Graças a Deus!" Então, a família tira o dia de folga e sai para - na minha concepção- comemorar. 

É incrível como um livro tão curtinho tem tanto a nos dizer. Acredito que trata principalmente de como as pessoas podem ser descartáveis quando não são mais úteis e de como é fácil se acomodar a situações confortáveis.


A metamorfose é um livro chocante, nojento e que vale a pena ser lido!


E por hoje é só, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário