Hoje eu trago "O Hobbit", livro escrito por Tolkien para crianças, publicado em 1937, e recentemente transformado em filme.
Bem... o que dizer de "O Hobbit" (sem ser xingada pelos nerds xiitas)? É um livro bonzinho. Entretém um pouquinho, "interessantezinho", facilzinho... desta forma: bem "morninho" mesmo. Mas é importante não analisar apenas a história. Nesse livro a narrativa deve ser vista como algo secundário, a mensagem passada é que deve ser valorizada.
Pessoalmente, o estilo literário de Tolkien não me apraz. Descrições extensamente floreadas e narrativa amarrada não estão entre os pontos que valorizo num livro. Mas é importante salientar que a grande sacada de Tolkien é a forma com que ele usou a literatura para a construção de valores.
Trata-se da história de Bilbo Bolseiro, um hobbit que é praticamente obrigado a partir em uma expedição, juntamente com 13 anões, a fim de roubar o tesouro que o dragão Smaug havia roubado anteriormente... ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão!
É um livro escrito para crianças, mas acredito que se mais adultos se propusessem a lê-lo o mundo seria um lugar melhor.
E por hoje é só, pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário