Único livro escrito por Emily Brontë, lançado em 1847, O Morro dos ventos uivantes, em português (Wuthering Heights, no original), é um livro denso, envolto em mistérios e um exemplar incrível do Romantismo inglês do século XIX.
Na minha opinião, esse livro é sensacional. A leitura flui de maneira uniforme, as descrições são detalhadas, mas não enfadonhas, e a forma como Brontë faz com que o leitor mergulhe na loucura dos personagens é genial.
Trata-se da história da degradação de uma família narrada pela governanta Nelly. Tudo começa quando o patriarca Earnshaw traz um órfão, Heathcliff, com características ciganas para dentro da sua casa. A partir desse fato, a trama gira em torno do romance entre Heathcliff e Catherine Earnshaw e do propósito de vingança que Heathcliff tem para Hindley Earnshaw e Edgar Linton (respectivos irmão e marido de Catherine).
Um ponto que eu acho muito interessante nesse livro é que nenhum personagem presta. Ou são loucos, ou são viciados ou são inertes (como é o caso de Edgar Linton). Dessa forma, a história transcorre de maneira que o leitor não consegue prever o que vai acontecer e também não consegue torcer por nenhum personagem em especial.
Há muitas interpretações para "O Morro dos Ventos Uivantes", interpretações freudianas, inclusive, mas acredito que é difícil decifrar o que Emily Brontë quis transmitir com a sua obra já que ela não escreveu outros livros que pudessem ser comparados e analisados.
É um livro que vale a pena ser lido, porque é esteticamente lindo, extremamente original (inclusive para os padrões de hoje), e a narrativa é incrível. Como eu costumo dizer, nenhum clássico é clássico à toa.
Antes de terminar, eu gostaria de expressar a minha revolta quanto a uma capa de "O Morro dos Ventos Uivantes" que vi certa vez:
Em destaque vermelho é possível ler: "O livro preferido de Bella e Edward na série crepúsculo". Sério?? Sério que é necessário reduzir um clássico da literatura inglesa a apenas "o livro preferido de Bella e Edward"? O Morro dos Ventos Uivantes já tinha vida própria antes mesmo de Sthephanie Meyer nascer... sinceramente...
O Morro dos Ventos Uivantes é literatura de qualidade, eu já não posso dizer o mesmo dessa série mencionada anteriormente... então, por favor, não misturem as coisas!
E por hoje é só, pessoal!