Ainda com os contos de Oscar Wilde...
"O rouxinol e a rosa" é um conto curto, 7 laudas apenas, com características de fábula. Trata-se da história de um rouxinol que decide sacrificar sua vida para dar a oportunidade a um jovem de conquistar a amada.
Nesse conto, Wilde mostra o quão volúvel pode ser o amor juvenil. Em determinado momento o jovem está prostrado e chorando compulsivamente diante da ideia de não dançar com sua amada no baile e no dia seguinte desiste facilmente da garota.
A garota, por sua vez, demonstra ser volúvel e impressiona-se facilmente. Ademais, ela está disposta a dar atenção a quem puder "dar mais", tal qual um leilão.
A moral que eu consigo retirar da história é que não vale a pena sacrificar-se ou até mesmo acreditar em um amor juvenil, pois é efêmero e exagerado.
E o conto termina de forma triste, pois o pobre rouxinol morreu em vão por acreditar que o amor do jovem era puro e verdadeiro. O leitor chega a sentir raiva dos jovens e fica engasgado com o grito de "NÃO FAÇA ISSO, ROUXINOL!!" preso na garganta.
E por hoje é só pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário