domingo, 22 de novembro de 2015

Jogos Vorazes - Os filmes

Ontem eu fui ao cinema assistir o último filme da série Jogos Vorazes. Aqui no blog há uma postagem exclusiva para a trilogia de livros aqui. Particularmente sou apaixonada pela série de livros, mas confesso que a conheci inicialmente pelos filmes.

A série cinematográfica é distribuída pela Lionsgate e consiste em quatro filmes. O primeiro foi dirigido por Gary Ross e todos os outros por Francis Lawrence. Como tudo que é adaptado de livro e é bom, a autora - Suzanne Collins - colaborou com os roteiros dos filmes.

Deixo aqui todo o meu apreço por essa série de filmes que conseguiu retratar todo o desespero, a emoção, a tristeza e a confusão contidos nos livros. A adaptação é muito fiel e com certeza vai agradar aos fãs, inclusive aos mais radicais.

Seria excelente que toda adaptação cinematográfica de obras literárias fosse assim: respeitosa. Talvez aqueles que não leram os livros achem a narrativa um pouco corrida e fiquem um pouco confusos, porque alguns detalhes ficam subentendidos. Mas acredito que uma adaptação de obra literária existe essencialmente para agradar aos fãs.

É óbvio que os livros são muito superiores por oferecerem uma riqueza maior de detalhes e um conhecimento mais profundo dos personagens, mas a versão cinematográfica não faz feio em momento algum. Só farei uma consideração sobre a cena final: embora seja fiel ao epílogo do livro, achei que ficou um tanto "brega", mas de forma alguma estraga o contexto da obra.

Enfim, para os fãs do livro: vale muito a pena ver o filme. Para aqueles que não leram: talvez sintam falta de mais informações, mas como eu disse, uma adaptação cinematográfica de obra literária existe essencialmente para agradar aos fãs da obra (que não são poucos).

E por hoje é só, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário