Viagem ao centro da Terra, é um clássico do gênero ficção científica. Originalmente publicado em francês, na segunda metade do século XIX (1864), por Julio Verne - considerado o primeiro grande escritor do gênero.
Trata-se basicamente de uma história narrada em primeira pessoa, pelo personagem Axel, sobre uma aventura em direção ao centro da terra.
Tudo começa com um pergaminho escrito em código, que após decifrado dá coordenadas para a jornada ao centro da terra. Soma-se a isso o fato de o centro da terra não se apresentar como um maciço bloco de metal efervescente, como aprendemos na escola, mas como um mundo paralelo, parado no tempo, com serem extraordinários, plantas magníficas, fenômenos físicos e químicos mal explicados... É um excelente entretenimento, capaz de conduzir o leitor a terras nunca antes exploradas.
A leitura é fácil, superficial. Não é necessário super concentração, nem aquela busca pelo sentido nas entrelinhas. Viagem ao Centro da Terra é aquele livro amigo, parceiro nas filas do banco, nas rodoviárias e aeroportos. É livro feito para divertir, para descansar a mente, sem maiores objetivos.
Valorizo muito esse tipo de livro, principalmente naqueles momentos em que tudo o que queremos é simplicidade, sem sentidos ocultos, sem forçar a interpretação... apenas divertimento.
Por hoje é só, pessoal!